PharosElenco

Sissi Betina Venturin

idade
41
altura
1.55
calçado
34
manequim
P, 36
drt
019808/02-96
Currículo:
Sissi Betina Venturin

É atriz, desenvolve trabalhos em teatro, performance, dança e vídeo, graduada em Teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Faz parte da Cia. Espaço em Branco que desde 2004 pesquisa o teatro físico e a performance em relação ao audiovisual. Junto à Companhia produziu espetáculos autorais e multimídia que participaram de festivais nacionais e internacionais, recebeu os Prêmios Açorianos de Melhor Atriz Coadjuvante por “Extinção” (2005), Açorianos de Melhor Dramaturgia (2018) e o Prêmio Braskem Em Cena de Melhor Atriz (2019) por "A FOME". Morou em São Paulo e em 2013 criou o Coletivo Amago, que pesquisa a dança contemporânea e o vídeo em relação com a natureza e os espaços públicos. Com o Coletivo criou o espetáculo de dança contemporânea "O Sentido se Sente com o Corpo", inspirado na obra da poeta Josely Vianna Baptista.

Atuou nos longas-metragens “Bens Confiscados”, de Carlos Reichenbach; “Os Senhores da Guerra”, de Tabajara Ruas; “Amor Líquido", de Vítor Steinberg; “Música para Quando as Luzes se Apagam”, de Ismael Caneppele; "Contos Gauchescos", de Henrique de Freitas Lima e "Fantasma da Saudade no Vale da Morte", de Lufe Bollini. Participou de diversos curtas-metragens, em 2009 recebeu o Prêmio Assembléia Legislativa de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Gramado pelo filme “Sobre um Dia Qualquer”, de Leonardo Remor, e nos festivais ArtDeco, Curta Coremas, Festival Cinema com Farinha e Festcineamazonia em 2013 pelo filme “Trocam-se Bolinhos por Histórias de Vida”, de Denise Marchi. Recebeu também quatro prêmios Histórias Curtas RBS TV.

Fez a curadoria e participou da exposição de artes visuais LugarDizer na Galeria La Photo em Porto Alegre (2015), apresentando seus trabalhos em fotografia e colagem. Foi artista residente no Ovo Festival Sonoro (2016), adensando sua pesquisa em sonoridades e a música. Hoje está editando novos trabalhos autorais em vídeo. Em 2020 teve seus filmes-arte exibidos no Festival Em Quadros do 27º Porto Alegre em Cena, na Mostra On-line Ovárias, no Canal Pandemídia e Canal Pelotas. Em 2021 realizou junto à Cia. Espaço em Branco a temporada Janelas Criativas com recursos da Lei Aldir Blanc, produzindo uma temporada com três espetáculos em versão kino-teatro, filmados cinematograficamente.


Links da Artista
Cia. Espaço em Branco: https://www.ciaespacoembranco.com/
Coletivo Amago: https://www.coletivoamago.com/
YouTube: https://www.youtube.com/user/sissiventurin
Vimeo: https://vimeo.com/sissiventurin
Facebook: https://www.facebook.com/sissi.venturin
Instagram: https://www.instagram.com/sissiventurin/
Pharos Elenco, 2015 - 2024 © - Todos os Direitos reservados